Eixos

Escola de Espectadores
A Escola de Espectadores, é uma das ações do FESTIA, iniciada no ano 2011, que envolve a realização de ações para fomentar a reflexão e implementação de planos e/ou programas para a formação de público e/ou a capacitação de audiência para o convívio, a participação e o consumo das artes (formação de critério). Essa atividade, composta por seminários e mesas redondas, aconteceu durante os anos 2011 e 2012. No encerramento do Festival, dia 30/9, será realizada a análise do espetáculo Sanctus – The Ultimate Miracle, como a última análise da temporada 2011 – 2012, seguida da entrega dos certificados.
Escola de Espectadores

Programa Memória Viva!
É um programa paralelo que integra o FESTIA e que consiste na homenagem a um artista ou profissional das Artes Cênicas, como reconhecimento pelo seu trabalho e disseminação do mesmo, além do estímulo e da ampliação da atuação no mercado.

Para esta edição o Programa MEMÓRIA VIVA! do FESTIA, apresentará a exposição Cenas de uma Trajetória Artística, exposição fotográfica do diretor mineiro Carlos Rocha. O Programa homenageará o trabalho realizado pelo diretor de teatro Carlos Rocha, há mais de 40 anos atuando no mercado cultural brasileiro.

Plataforma Brasil/Austrália
É composta por atividades artísticas brasileiras e da Austrália (país convidado), juntamente com ações de intercâmbio entre as culturas.

O objetivo é mostrar e mesclar a diversidade de linguagens e diferentes propostas artísticas, compondo a Plataforma Brasil-Austrália com uma programação artística australiana e brasileira, buscando uma representação equilibrada em quantidades. Esse formato busca mostrar, em território nacional, a essência artística desse país convidado, além do estabelecimento de diálogos, o intercâmbio de ideologias, linhas e práticas afins, entre artistas de ambos os países, com perspectivas de mudança e abertura a novos paradigmas e conhecimentos interculturais.